top of page
quem somos.png

o revoar

Blog.png

blog

Educadores em Conexão, um grande vôo do Instituto Revoar




O Projeto Educadores em Conexão, idealizado e realizado pelo Instituto Revoar, nasceu em 2019, a partir de uma experiência na Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, patrocinado pelo Instituto Cyrela. A proposta, e desafio, era: promover encontros de formação com os professores da escola para explicar o percurso pedagógico que realizamos com os estudantes. Desde 2017 vínhamos realizando percursos pedagógicos para o desenvolvimento socioemocional com jovens em escolas públicas do RJ e com jovens privados de liberdade, cumprindo medidas socioeducativas no Novo Degase. Uma formação em educação socioemocional para  educadores era uma novidade para a gente!


Foi nesta experiência na Vicente Licínio que o Educadores em Conexão começou a ser desenhado. Naquele mesmo ano, os princípios, objetivos e estrutura do Projeto foram ficando mais claros em um curso de extensão dado na Fundação Cesgranrio. 


Com a pandemia da Covid-19, o Educadores em Conexão tomou novos rumos e teve que ser adaptado para o on-line. Mais uma vez uma experiência nova. Conseguir realizar um Projeto que tem como objetivo que os participantes vivenciem o seu próprio desenvolvimento socioemocional, se relacionem e colaborem entre si no online parecia uma tarefa improvável! Mas as circunstâncias nos levaram a testar, a experimentar e assim em 2020 fizemos dois Laboratórios do Educadores em Conexão, que mesmo reduzidos, mostraram que a conexão humana pode acontecer ainda que no virtual. O importante seguia sendo dar espaço para troca, para a escuta e para a dinamicidade.


No próprio ano de 2020 e em 2021, realizamos, com o apoio do Instituto Cyrela, o Projeto Educadores em Conexão para professores da rede municipal do Rio de Janeiro, em formatos mais longos, com a elaboração de materiais didáticos, com Planos Socioemocionais para Escolas. Experiências muito interessantes que colocaram ainda mais em evidência a importância e necessidade de se abordar esta temática de forma vivencial, teórica e prática. 


Em 2022 o Educadores em Conexão viajou o Brasil e foi realizado, com o apoio do Instituto BrasilAgro, no município de Correntina, na Bahia, com educadores e profissionais da educação. Mais uma vez um novo formato. Uma nova experiência. Um curso híbrido, com encontros online síncronos e assíncronos, presenciais e mentorias. Um curso de 8 meses que pudemos acompanhar a prática socioemocional de muitos educadores, que comprometidos com a educação no Brasil estiveram presentes e abertos para o Educadores em Conexão.


Em 2023 e 2024, com a premiação recebida pela Revoar do Riot Games e da Plataforma Global Giving, o Projeto Educadores em Conexão foi realizado para educadores e organizações do terceiro setor e educadores de diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro. 


Entre as diversas experiências e formatos, foram 11 edições do Projeto Educadores em Conexão e cerca de 500 profissionais formados, buscando trazer intencionalidade e consciência para a prática de uma educação socioemocional que requer muito mais abertura, curiosidade, diálogo, compreensão de si próprio e do outro do que fórmulas prontas e livros de manuais.


O Projeto Educadores em Conexão foi se aprimorando, crescendo, se desenvolvendo, assim como nós. É um Projeto de muita dedicação e comprometimento. Um vôo que traz  educadores para uma reflexão profunda e uma construção coletiva humanizada sobre educação. 


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page